Agência France-Presse
postado em 06/07/2010 08:22
Três soldados turcos e nove rebeldes curdos morreram na madrugada de segunda-feira para terça-feira (6/7) em combates no sudeste da Turquia, anunciaram fontes militares locais.Um grupo de rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) atacou um posto militar em uma zona rural de Semdinli, perto das fronteiras com Irã e Iraque.
Os soldados responderam aos tiros dos rebeldes e o confronto terminou com 12 mortos. Além disso, três militares foram feridos.
Em outro incidente, cinco soldados ficaram feridos na noite de segunda-feira em uma emboscada executada pelos rebeldes em Elazig, leste da Turquia, informou a agência Anatolia.
O PKK intensificou os ataques contra o Exército turco há várias semanas. Confrontos quase diários são registrados no leste e sudeste de Anatolia, área de operação do grupo.
O PKK, que é considerado por Ancara e vários países uma organização terrorista, luta pela autonomia do sudeste do país, em um conflito iniciado em 1984 e que já provocou pelo menos 45 mil mortes, a grande maioria de rebeldes, segundo o Exército turco.