Agência France-Presse
postado em 06/07/2010 08:31
O Cazaquistão celebrou nesta terça-feira (7/6) o aniversário do homem forte do país, Nursultán Nazarbayev, com grandes festejos na capital que incluíram a inauguração de um gigantesco pavilhão com comércios e praias artificiais.O presidente Nazarbayev, que completa 70 anos, dirige o Cazaquistão desde antes da independência, em 1991, com a ambição de converter esta ex-república soviética da Ásia central, rica em recursos energéticos, num atrativo para os investidores.
Astana, a nova capital do país, que celebra seu 12; aniversário, encarna essas ambições. Um programa de veloz desenvolvimento urbano converteu esta cidade inicialmente provinciana numa crescente metrópole de 700.000 habitantes.
O presidente russo Dimitri Medvedev e outros líderes de países surgidos da ex-União Soviética, que participaram numa cúpula em Astana na véspera, participam hoje dos festejos, junto com o presidente turco Abdulah Gul.
O mandato presidencial de Nazarbayev expira em 2012, mas, em 2007, o parlamento decidiu que podia se apresentar a uma reeleição tantas vezes quanto quisesse. Em maio passado, o parlamento foi ainda mais longe, ao conceder a ele o título de "líder da Nação", garantindo imunidade a ele e à família dele.