Mundo

Afeganistão: tropas britânicas cederão região sul a americanos

Agência France-Presse
postado em 06/07/2010 19:37
Tropas britânicas cederão a região de Sangin, na província de Helmand (sul do Afeganistão), uma das bases dos rebeldes afegãos liderados pelos talibãs, às forças dos Estados Unidos, afirmou a imprensa britânica nesta terça-feira (6/70.

A retirada das forças britânicas, que para a região de Sangin somam em torno de 1.000 homens, começará em alguns meses, segundo a BBC e a agência Press Association, que não citam fontes.

O ministério da Defesa não comentou a informação, assegurando que "toda mudança em relação ao pessoal britânico será anunciada pelas vias habituais".

Os britânicos transmitiram no mês passado o comando da província de Helmand a um general americano, em um momento em que os reforços decididos pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começam a chegar ao território afegão.

Com em torno de 9.500 militares mobilizados no Afeganistão, a Grã-Bretanha provê o segundo contingente da força internacional nesse país, atrás dos Estados Unidos.

Quase um terço dos 312 soldados britânicos mortos no Afeganistão desde que iniciaram as operações em 2001 morreram na região de Sangin.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou em 25 de junho que desejava que as tropas britânicas fossem repatriadas nos próximos cinco anos, apesar de não ter fixado um calendário detalhado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação