Mundo

Ahmadinejad diz que os EUA são ditadores do planeta

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 08:45
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad classificu nesta quarta-feira (8/7) os Estados Unidos de ditador planetário antes de atacar Israel, pouco depois de sua chegada à Nigéria para assistir a uma cúpula do D-8, que agrupa oito países muçulmanos em desenvolvimento.

"Os Estados Unidos se proclamaram chefe do mundo e todo mundo deve saber que uma autoridade autoproclamada de uma ditadura", declarou Ahmadinejad ante uma centena de pessoas reunidas na embaixada iraniana em Abuya.

"A era da ditadura acabou", acrescentou, segundo suas declarações traduzidas para o inglês.

O presidente iraniano recebeu uma acolhida entusiasmada em sua chegada à Nigéria, país da África Ocidental onde os muçulmanos são aproximadadmente a metade de seus 150 milhões de habitantes.

"Vamos pôr fim ao sofrimento do povo da Palestina", afirmou ainda, acrescentando: "Os refugiados palestinos vão voltar a sua pátria (...), logo celebraremos nossa vitória", referindo-se aos palestinos levados ao exílio pela criação do Estado de Israel, em 15 de maio de 1948, e pela guerra árabe-israelense consecutiva.

A organização D-8, criada em 1997 e cuja sede fica em Istambul, reúne Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Malásia, Nigéria, Paquistão e Turquia, ou seja, uma população de 930 milhões de pessoas.

Seu objetivo declarado é promover a cooperação econômica e a solidariedade entre seus Estados membros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação