Mundo

Incêndio descontrolado atinge fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 13:36
Um gigantesco incêndio registrado na zona fronteiriça entre Bolívia, Brasil e Paraguai, originado por uma seca há duas semanas, tornou-se incontrolável e atinge um parque nacional na região de Santa Cruz (leste).

"O fogo é incontrolável e pode ser visto a quilômetros. Quando teve início o incêndio, há duas semanas, constatamos que vinha do Brasil e que também afeta o lado paraguaio", declarou por telefone à AFP, Guadalupe Montenegro, diretora do Parque Nacional Pantanal Otuquis, afetado pelo fogo.

Esta área protegida se encontra no sudeste da Bolívia, na fronteira com o Brasil e o Paraguai, e tem uma extensão de 1.005.950 hectares, segundo o governo de Santa Cruz.

Segundo Montenegro, as autoridades da região estão se reunindo com criadores de gado e o resto da população para enfrentar o problema.

Explicou que o incêndio se originou no Brasil por causa da seca que afeta a zona.

Na zona afetada pelo fogo, se encontra o Pantanal compartilhado pela Bolívia, Brasil e Paraguai, e que abrange 200 mil km2 e é considerado uma reserva natural mundial por sua rica fauna e flora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação