Mundo

Hillary: libertação de presos políticos em Cuba "tardia", mas "bem-vinda"

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 13:50
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou esta quinta-feira (8/7) que a anunciada libertação de 52 presos políticos em Cuba é "tardia", mas "bem-vinda".

A chefe da diplomacia dos Estados Unidos, país que carece de relações com Cuba há quase meio século, afirmou a jornalistas que é um "sinal positivo" o anúncio da libertação de grande parte do grupo de 75 dissidentes políticos detidos em 2003 na ilha comunista.

"É algo tardio, mas no entanto, bem-vindo", disse Hillary.

A libertação dos 52 presos, cinco deles nas próximas horas e os demais durante os próximos quatro meses, foi anunciada na quarta-feira, após um encontro entre o presidente cubano, Raúl Castro, a Igreja Católica e o chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, em Havana.

Os Estados Unidos, que mantêm um embargo comercial contra Cuba desde 1962, demandam a libertação imediata e sem condições de todos os presos políticos.

O regime cubano nega que na ilha haja presos políticos e considera que os opositores são "mercenários" do governo americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação