Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 16:51
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou, em entrevista divulgada nesta quinta-feira (8/7) na televisão israelense, que é improvável que Israel ataque instalações nucleares do Irã, sem informar com antecedência os Estados Unidos."É inaceitável que o Irã possua armas nucleares, e faremos tudo o que estiver a nosso alcance para impedir que isso aconteça", declarou Obama ao canal 2 israelense.
"Nenhum de nós tentará surpreender o outro", respondeu Obama a uma pergunta sobre se estava preocupado com a possibilidade de Israel atacar as instalações nucleares iranianas sem participar os Estados Unidos disso.
[SAIBAMAIS]A entrevista, a primeira concedida por Obama a um canal israelense desde que assumiu o poder há cerca de um ano, foi realizada nesta quarta-feira, durante a visita aos Estados Unidos do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Na terça-feira, Obama e Netanyahu se reuniram no Salão Oval da Casa Branca e falaram do programa nuclear iraniano, assim como do processo de paz no Oriente Médio.
Apesar dos desmentidos dos dirigentes iranianos, "tudo indica que estão em busca de armas nucleares", considerou o presidente americano.