Mundo

Cuba: cardeal Ortega comunica a cinco presos sua libertação

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 16:54
Os cinco primeiros presos políticos cubanos que serão libertados em breve já foram avisados pelo cardeal Jaime Ortega e poderão viajar à Espanha nos próximos dias, confirmou nesta quinta-feira uma nota da Igreja Católica e de familiares dos réus.

Os "cinco presos poderão sair rumo à Espanha nos próximos dias", disse um comunicado da Igreja entregue à imprensa.

Os presos são Antonio Villarreal, 60 anos, condenado a 15 de prisão; Léster González, 33 anos, condenado a 20 de prisão (ambos da província de Villa Clara); Luis Milián, 40 anos e condenado a 13 de prisão (Santiago de Cuba); José Luis García, 45 anos e condenado a 24 (Tunas); e Pablo Pacheco, 40 anos, condenado a 20 (Ciego de Avila).

Moralinda Paneque, mãe de José Luis García, afirmou à AFP por telefone em Tunas que seu filho já tinha sido avisado pelo cardeal e que ligou para ele para dar a notícia.

Outra nota do arcebispado de Havana informou também que outros seis réus serão transferidos para cadeias nas províncias que residem.

As libertações fazem parte de um total de 52, anunciadas na quarta-feira depois de um encontro de Ortega com o presidente Raúl Castro, do qual também participou o chanceler espanhol José Luis Moratinos, que visitou a ilha para acompanhar o processo.

O diálogo entre a Igreja e o governo foi instalado por Raúl Castro e Ortega em 19 de maio passado, e seu resultado preliminar foi a libertação de um prisioneiro paraplégico e o traslado de outros 12 a suas províncias de residência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação