Mundo

Fórum quer aprofundar segurança nuclear e radiológica na região ibero-americana

postado em 08/07/2010 21:13
Rio de Janeiro - O Fórum Ibero-Americano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares iniciou nesta quinta-feira (8/7), no Rio de Janeiro, reunião para debater o aprofundamento da segurança nuclear e radiológica das duas regiões.

Criado em 1997, o fórum é integrado por órgãos reguladores do Brasil, Espanha, Argentina, Chile, Cuba, México e Uruguai. A entidade pretende ampliar o número de países membros, ao mesmo tempo em que consolida sua estrutura institucional. Atualmente, seu presidente é o titular da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves.

De acordo com o Cnen, a meta é desenvolver um programa técnico conjunto, tendo como referência a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Nesse trabalho comum, serão priorizadas as necessidades regionais e de cada país, além do desenvolvimento de uma rede de conhecimento integrada na área da segurança nuclear e radiológica.

Nesta sexta-feira (9/7), uma delegação do fórum visitará as instalações da Eletrobras Eletronuclear, em Angra dos Reis (RJ). A reunião se estenderá até o próximo dia 10.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação