Mundo

França: Sarkozy vai falar segunda-feira sobre os escândalos

Agência France-Presse
postado em 09/07/2010 14:11
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai falar segunda-feira (12/7) no canal de televisão pública France 2 sobre o caso Woerth-Bettencourt, respondendo "a todas as questões da atualidade", durante emissão de uma hora, de 20h15 à 21h15, hora local (15h15 às 16h15, hora de Brasília), informou a France 2 em comunicado.

Sarkozy enfrenta uma crise política, nascida de uma sucessão de acusações de conflitos de interesse e de financiamento político ilegal.

A ex-contadora da herdeira da l;Oréal, Liliane Bettencourt, identificada como Claire T., disse ao site Mediapart que o administrador da fortuna de Liliane, Patrice de Maistre, teria doado 150.000 euros em efetivo para a campanha presidencial de Sarkozy, em março de 2007, através de Eric Woerth - então tesoureiro da União do Movimento Popular (UMP, direita) e da campanha de Sarkozy.

Pessoas ligadas ao presidente Sarkozy e a Woerth desmentiram as acusações.

Eric Woerth também negou terminantemente ter recebido dinheiro ilegal de Bettencourt.

Ele, que hoje é ministro do Trabalho, deve apresentar na próxima terça-feira, ao Conselho de Ministros, a impopular reforma das aposentadorias, que eleva a idade mínima de 60 para 62 anos até 2018, em meio a uma enxurrada de críticas da esquerda e dos sindicatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação