Agência France-Presse
postado em 10/07/2010 10:30
O quarto "encierro" (corrida em que as pessoas correm na frente de touros) da festa de São Firmino, em Pamplona (norte da Espanha), deixou cinco feridos neste sábado (10/7), entre eles um turista irlandês de 30 anos, informou o governo regional de Navarra.
Quatro dos cinco feridos tiveram lesões "leves", enquanto o quinto, um espanhol de 42 anos, recebeu um prognóstico "reservado", segundo o site na internet do governo autônomo navarro.
Nenhum dos feridos foi chifrado pelos touros, mas têm traumatismos e luxações após sofrerem quedas durante a corrida.
O quarto "encierro", do total de oito previstos para as festas que terminam em 14 de julho, foi descrito por especialistas como "muito perigoso" pelo grande número de pessoas que correm diante dos animais.
Os "encierros" ocorrem às 8h locais (3h de Brasília) em um trajeto de 825 metros do centro histórico de Navarra (norte). Os corredores - "mozos" (rapazes) e cada vez mais "mozas" (jovens mulheres) - correm diante dos touros, correndo o risco de cair ou serem atingidos por uma chifrada.
Desde 1911, estas corridas mataram 15 pessoas. No ano passado, a festa foi ofuscada pela morte de um espanhol de 27 anos, que levou uma chifrada no pescoço.