Agência France-Presse
postado em 11/07/2010 11:44
O cargueiro fretado pela Fundação Kadhafi de Seif Al Islam, filho do líder líbio Muammar Kadhafi, se dirigia este domingo (11/7) ao porto de Gaza, informou um representante da Fundação, que está a bordo do navio."Vamos para Gaza. Não vamos mudar de direção", declarou Machalá Zwei por telefone via satélite.
Israel se mostrava, este domingo, disposto a impedir pela via diplomática ou à força a nova tentativa deste navio, o cargueiro "Amalthea", de bandeira da Moldávia e que zarpou da Grécia, de romper o bloqueio marítimo imposto à Faixa de Gaza.
Interrogado sobre uma possível intervenção militar israelense, Zwei disse que a fundação não busca "o enfrentamento ou a provocação".
"Por enquanto, apenas nos interessa saber como vamos ajudar Gaza", assegurou. "A comunidade internacional está atenta e esperamos que nos ajude a alcançar nosso objetivo", acrescentou.
O ministro sem pasta Yossi Peled, do partido Likud, do chefe de governo, Benjamin Netanyahu, advertiu em declarações à rádio pública que "Israel não permitirá ao navio desembarcar diretamente seu carregamento no porto de Gaza".
Na madrugada de sábado para domingo, o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, qualificou a nova tentativa de romper o bloqueio de "provocação supérfula", segundo um comunicado oficial.
Uma frota internacional pró-palestina que levava ajuda humanitária a Gaza foi atacada em 31 de maio pela Marinha israelense em águas internacionais. Nove turcos morreram no ataque.