Agência France-Presse
postado em 12/07/2010 13:24
O cargueiro de ajuda fretado pela Fundação Kadhafi através de Seif Al-Islam, filho do número um líbio Muammar Kadhafi, entrou em águas internacionais ao longo da ilha grega de Creta e deve chegar quarta-feira (12/7) a Gaza, informou a Fundação nesta segunda-feira."A equipe da Fundação informou que mantinha o moral elevado e que se preparava para entrar em Gaza na quarta-feira", segundo o site desta organização de caridade, na internet.
O barco estava na metade do dia em águas internacionais a 100 km ao longo da ilha de Creta e continua a avançar para Gaza "a um ritmo constante", precisou a Fundação.
Israel emprega esforços diplomáticos intensos para que o Amalthéa, de bandeira moldávia, que deixou a Grécia na noite de sábado, desvie a rota para o Egito, ameaçando agir, caso contrário.
"Não transportamos armas nem produtos suspeitos. Só alimentos, remédios e jovens pacifistas no barco", declarou à AFP Machallah Zwei, um representante da Fundação que viaja nele.
"Os israelenses podem inspecionar o navio e, se tiverem um mínimo de humanidade, nos deixarão descarregar a embarcação em Gaza", acrescentou Zwei ouvido por celular.
Faço um apelo "à comunidade internacional a fazer pressão sobre Israel para permitir a chegada de ajuda a Gaza".