Agência France-Presse
postado em 13/07/2010 11:02
Os nove agentes russos e uma peruana que foram enviados a Moscou dentro de uma histórica troca de espiões com os Estados Unidos se encontram retidos num recinto especial dos serviços secretos russos, onde são submetidos a interrogatórios, informou nesta terça-feira a imprensa russa."Do aeroporto (onde aterrissaram na sexta-feira) foram levados diretamente para Iassenevo (região de Moscou), onde se encontra o quartel-general do SVR" (o Serviço de Inteligência Externa), segundo o jornal Moskovskii Komsomolets, citando uma fonte do serviço especial.
"No momento, os agentes trabalham com especialistas. Estão tentando esclarecer a forma em que ocorreram os fatos", assinalou essa fonte.
[SAIBAMAIS]Segundo o jornal, as dez pessoas serão colocadas em liberdade nas próximas semanas se a investigação demonstrar que não cometeram faltas graves quando trabalhavam como agentes nos Estados Unidos.
Na sexta-feira passada, os Estados Unidos entregaram à Rússia dez agentes em troca de quatro prisioneiros russos, três dos quais haviam sido condenados por espionagem em favor dos ocidentais.
No dia anterior, os dez agentes detidos no final de junho em território americano se declararam culpados ante o tribunal federal de Nova York e a justiça anunciou sua expulsao imediata do país.