Mundo

Exército israelense se prepara para deter barco líbio rumo a Gaza

Agência France-Presse
postado em 13/07/2010 11:13
O exército israelense começou os preparativos para deter o barco de ajuda líbio destinado a Gaza se este tentar forçar o bloqueio marítimo ao território palestino, indicou nesta terça-feira (13/7) um porta-voz militar israelense.

"A marinha começou seus preparativos para deter o barco se ele tentar violar o bloqueio marítimo", declarou à AFP o porta-voz, acrescentando que o exército israelense já entrou em contato com o barco líbio.

Segundo um representante da Fundação Kadhafi a bordo do barco, as autoridades israelenses deram um prazo até a meia-noite desta terça para que o cargueiro "Amalthea", com bandeira moldava, mude de rumo.

"As autoridades israelenses nos deram um prazo até a meia-noite para mudar de direção para o porto (egípcio) de Al Arich. Caso contrário, ameaçam capturar o barco com sua marinha de guerra", indicou Machallah Zwei, contactado por telefone via satélite.

[SAIBAMAIS]Segundo Zwei, o comandante do cargueiro respondeu "que o tema será estudado pelos responsáveis do barco antes de ser dada uma resposta".

Ao meio-dia, o barco se encontrava a 130 milhas marítimas (240 km) da Faixa de Gaza, e tem previsto chegar às costas na quarta-feira pela manhã.

Israel mobilizou intensos esforços diplomáticos para que o "Amalthea" mude de rumo e se dirija para o Egito, e ameaçou capturá-lo se continuasse navegando para Gaza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação