Mundo

Físico iraniano se refugia na embaixada paquistanesa nos EUA

Agência France-Presse
postado em 13/07/2010 13:57
O físico nuclear iraniano Shahram Amiri, sequestrado - segundo Teerã - pelos serviços secretos americano no ano passado, refugiou-se na representação de seu país, na embaixada do Paquistão em Washington, informou a imprensa estatal.

O cientista confirmou, em telefonema à tv estatal iraniana, que está na representação iraniana e expressou seu desejo de voltar o mais rápido possível para o Irã. Segundo ele, os Estados Unidos "são o grande perdedor" no caso de seu sequestro.

Em meio a informações ainda não confirmadas - a representação iraniana em Washington e a embaixada do Paquistão não fizeram comentários, limitando-se a dizer que ninguém estava disponível para responder a estas questões -, o departamento de Estado americano declarou que o cientista iraniano se encontra nos Estados Unidos por vontade própria e é livre para partir quando quiser. "Ele está aqui (no país) por sua própria vontade e obviamente é livre para partir", afirmou o porta-voz Philip Crowley.

Já o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, afirmou que o Irã espera pelo retorno de Amiri "sem obstáculo algum por parte dos Estados Unidos".

"Temos a esperança de que ele possa voltar ao seu país, que não criem obstáculos para seu retorno a sua pátria", indicou o chanceler.

Em sua entrevista ao canal iraniano, Amiri indicou que, durante os últimos 14 meses, foi "submetido a uma pressão psicológica grande e vigiado por homens armados".

O cientista, no entanto, não indicou o lugar de sua detenção nem como conseguiu chegar à embaixada do Paquistão, que abriga a seção de interesses iranianos desde a ruptura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a República Islâmica há 30 anos.

Shahram Amiri desapareceu em junho de 2009 na Arábia Saudita, para onde havia viajado para uma peregrinação muçulmana. Teerã afirma que ele foi sequestrado pelos Estados Unidos com a ajuda dos serviços de inteligência sauditas.

No final de março, o canal americano ABC afirmou que Amiri, apresentado como um físico nuclear, havia desertado e estava colaborando com a CIA.

Segundo a imprensa iraniana, Amiri é um "pesquisador de radioisótopos médicos da Universidade Malek Ashtar", subordinada à Guarda da Revolução, o exército ideológico do regime islâmico.

[SAIBAMAIS]Em 7 de junho, a televisão estatal iraniana difundiu um vídeo no qual um homem que diz se chamar Amiri afirmava ter sido sequestrado pelos serviços secretos americanos e estar detido perto de Tucson (Arizona, sudoeste dos Estados Unidos). Depois o Irã solicitou, por vias legais, informações sobre ele.

Os Estados Unidos sempre desmentiram ter sequestrado o físico e até então se negavam a esclarecer se ele se encontrava ou não em seu território. No final de junho, outro vídeo divulgado pelos meios de comunicação iranianos mostrava o mesmo homem que dizia ter fugido e que se encontrava em Virgínia (leste).

O Irã convocou em 7 de julho o adido de negócios da embaixada suíça, que representa os interesses americanos em Teerã, para protestar contra o sequestro de Amiri pela CIA. "O adido de negócios suíço (Georg Steiner) foi convocado nesta terça depois da publicação de novos documentos vinculados ao sequestro de Shahram Amiri pelas forças de segurança americanas", assinalou o ministério das Relações Exteriores iraniano sem detalhar os documentos.

A chancelaria iraniana afirma ter entregado à embaixada suíça as provas do sequestro de Amiri pela CIA.

"Esperamos que o governo americano anuncie o mais rápido possível os resultados de sua investigação sobre este cidadão iraniano", afirmou Teerã, acrescentando que os Estados Unidos são responsáveis pela sorte de Amiri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação