Mundo

Tremor de 6,5 graus sacode o sul do Chile

postado em 14/07/2010 09:53
Um tremor de 6,5 graus sacudiu na madrugada desta quarta-feira (14/7) o sul do Chile, segndo as autoridades, o que gerou alarme entre a população, pesar de não haver registro de danos pessoais ou materiais.

Segundo o site do Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve seu epicentro 55 km a sudeste da cidade de Lebu (sul de Santiago), e foi sentido na regiões de Maule, Biobío, Araucanía e Los Ríos.

Segundo a impernsa, houve alarme nas zonas litorâneas por temor de uma tsunami. No entanto, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da marinha do Chile (SHOA) descartou que isso vá acontecer.

Este tremor foi antecedido por outro que ocorreu dez minutos antes e atingiu os 5,3 graus na escala Richter, e teve seu epicentro a 107 km a noroeste da cidade de Temuco, em La Araucanía.

Um terremoto de 8,8 graus e um posterior maremoto sacudiu o centro e o sul do Chile em 27 de fevereiro, deixando 521 mortos e 56 desaparecidos, e danos no valor de 30 bilhões de dólares, o que representa 17% do PIB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação