postado em 14/07/2010 10:01
Brasília ; A expedição com ajuda humanitária da Fundação Kadafi, da Líbia, que se dirige à Faixa de Gaza, alterou a rota com um desvio para o porto egípcio de Al Arish. As informações são da Telam, agência oficial de notícias da Argentina. O navio grego Amathea está escoltado por embarcações israelenses rumo ao porto de Al Arish.De acordo com informações, ao longo desta noite, o navio permaneceu imóvel por várias horas em decorrência de um problema no motor. O navio saiu da Grécia no último dia 10 em direção a Gaza. A expectativa inicial era de que a ajuda humanitária chegasse à região até o final desta semana. A expedição humanitária foi articulada por uma organização não governamental (ONG) líbia, sob o comando de Saif al Islam Kadafi, filho do presidente da Líbia, Muammar Kadafi.
[SAIBAMAIS]Para o governo de Israel, o envio da ajuda líbia é uma provocação. Segundo autoridades israelenses, a carga poderia ser enviada por meio do porto israelense de Ashdod ou pelo egípcio Al Arish.
Desde 2007, a Faixa de Gaza está submetida a um embargo econômico imposto por Israel. Recentemente foi autorizada a entrada de bens de consumo, como alguns tipos de alimentos, brinquedos, medicamentos e roupas. Mas Israel veta a entrada de qualquer material que possa ser usado na confecção de explosivos e fortificações, entre eles material de construção.
As autoridades israelenses alegam que o bloqueio foi imposto por causa das ações e ameaças do grupo Hamas, que assumiu o controle do território palestino. Porém, as pressões internacionais contra o embargo ganharam mais força depois que Israel atacou um navio da Turquia que integrava uma frota com ajuda humanitária, em 31 de maio, provocando a morte de nove pessoas e ferimentos em 30.