Mundo

Israel impede entrada de ajuda líbia na Faixa de Gaza

postado em 14/07/2010 10:04
Brasília ; As autoridades de Israel acompanham de perto o navio que transporta ajuda humanitária da Líbia para a Faixa de Gaza. A ordem do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em consonância com a decisão do Fórum dos Sete Ministros ; uma espécie de conselho consultivo do governo ; reiterada nesta quarta-feira (14/7), é para que o navio de bandeira moldava fretado pela Líbia não navegue, em hipótese alguma, nas águas próximas a Gaza. As informações são da rede estatal de televisão israelense, Channel 1.

A decisão ocorre um mês e meio depois que Israel atacou uma frota com ajuda humanitária na região de Gaza. No final de maio, o ataque provocou a morte de nove ativistas políticos e ferimentos em 30. A ação foi condenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Brasil e pela maior parte da comunidade internacional.

Na manhã desta quarta houve nova reunião das autoridades israelenses para a discutir o caso do navio com ajuda líbia. Netanyahu reuniu integrantes do governo, militares e parlamentares para informar que a embarcação, que saiu da Grécia, segue agora para o porto egípcio de El Arish. A expedição humanitária foi preparada por uma organização não governamental líbia sob o comando de Saif al Islam Kadafi, que é filho do presidente da Líbia, Muammar Kadafi.

Para o governo de Israel, a ajuda líbia foi considerada uma provocação. Segundo as autoridades israelenses, a carga poderia ser enviada por meio dos portos de Ashdod,em Israel, ou de El Arish, no Egito.

Há cerca de três anos, a região de Gaza está submetida a um embargo econômico imposto por Israel. Momentaneamente, está autorizada a entrada de alguns bens de consumo, como alimentos, medicamentos, roupas e calçados. Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas vivem na área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação