Mundo

Cargueiro com ajuda líbia entrou em águas territoriais do Egito

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 14:00
O cargueiro com ajuda líbia a Gaza, que inicialmente se dirigia para este território palestino, entrou nesta quarta-feira (17/4) em águas territoriais do Egito e deve atracar no porto de El Arish (norte), indicou a televisão estatal egípcia.

Por sua parte, a Fundação Kadhafi anunciou que o navio se dirige para El Arish, depois de "ter marcado pontos", segundo ela, em favor do povo palestino e da reconstrução de Gaza.

Um pouco antes, o Egito anunciou ter aceitado um pedido do cargueiro para Gaza para atracar no porto, segundo o ministro egípcio das Relações Exteriores, Ahmad Abul Gheit.

"O Egito recebeu um pedido para permitir que o cargueiro líbio que transporta ajuda humanitária para a Faixa de Gaza atraque no porto de El Arich", afirmou o chanceler, segundo declarações difundidas pela agência Mena.

"O Egito aceitou este pedido", acrescentou.

"Quando o cargueiro chegar a El Arish, as autoridades egípcias descarregarão o navio e entregarão a ajuda à Crescente Vermelha egípcia, que a passará para os palestinos", disse ainda.

[SAIBAMAIS]Funcionários de El Arish disseram esperar que o navio atraque no porto nesta quarta-feira ao anoitecer, sem precisar a hora exata.

Este cargueiro estava cercado por oito navios de guerra israelenses, assim como por outras embarcações militares menores.

O cargueiro "Amalthea" zarpou no sábado à noite da Grécia e tinha como objetivo atracar nesta quarta pela manhã em Gaza.

Segundo a Fundação Kadhafi, uma associação de caridade presidida por Seif Al Islam, filho do número um líbio Muammar Kadhafi, o barco está carregado com duas mil toneladas de ajuda humanitária composta por comida e medicamentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação