Mundo

Oposição pede a Zapatero para dissolver a câmara e convocar eleições

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 16:03
O líder da oposição conservadora, Mariano Rajoy, pediu nesta quarta-feira (14/7) ao presidente do executivo espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, que dissolva as câmaras e convoque eleições na Espanha, durante uma análise da atuação do governo no último ano no Congresso.

"Acho, sinceramente, que o senhor não está em condições de governar" e "o melhor serviço que pode prestar ao país para cortar esse calvário é dissolver o parlamento e convocar eleições", exortou, durante um debate sobre o estado da nação.

"Seu tempo se esgotou e sabe disso"; todas as instâncias europeias e internacionais estiveram, durante dois anos, pedindo que reduzisse o déficit, e não fez caso disso. Durante dois anos reclamaram reformas estruturais, e nem ligou", reprovou o líder do Partido Popular (PP), principal partido da oposição espanhola.

O déficit público espanhol, em 2009, ascendeu a 11,2% do PIB, em consequência, principalmente, do aumento dos gastos do governo para enfrentar a crise. O governo Zapatero havia sido fortemente criticado por reconhecer tarde que o país entrou em crise e por não ter tomado medidas a tempo.

No último semestre, o governo, pressionado pelos mercados e pela Eurozona, aprovou um plano de austeridade, para tentar economizar 15 bilhões de euros este ano e no próximo, que inclui corte nos proventos dos funcionários públicos agora e congelamento, depois.

Também aprovou em regime de urgência a reforma do mercado de trabalho com o objetivo de criar emprego que, por sua vez, alcançou 20% da população economicamente ativa. Planeja a reforma do sistema de pensões e aposentadorias, incluindo no orçamento de 2011 os cortes pedidos pela Comissão Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação