Mundo

Chávez pede revisão de convênio da Venezuela com o Vaticano

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 16:44
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira (14/7) ao chanceler que revise o convênio estabelecido entre a Venezuela e o Vaticano para evitar que a Igreja Católica tenha "privilégios" sobre outras, em meio a tensas declarações trocadas com o cardeal venezuelano.

[SAIBAMAIS]"Eu quero que o senhor revise com uma equipe de especialistas o convênio que o governo tem com o Estado Vaticano", declarou Chávez, dirigindo-se ao chanceler, Nicolás Maduro, durante ato político transmitido pela televisão oficial VTV.

"Vamos estudar qual é o convênio" que foi firmado com o Vaticano durante governos anteriores, acrescentou Chávez que, segundo ele, "dá à Igreja Católica um privilégio sobre outras igrejas". "A questão é que este é um Estado secular", afirmou o presidente, assegurando que "um privilégio" com a Igreja Católica "viola a Constitução".

O presidente, que nesses dias se confrontou duramente com o cardeal Jorge Urosa Savino, que acusa o chefe de Estado de conduzir o país a uma "ditadura", criticou que a hierarquia católica na Venezuela se considere uma entidade "supraestatal". "Desçam dessa nuvem, retrógrados", exclamou Chávez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação