Mundo

Chávez vai investigar dinheiro dos EUA nas ONGs venezuelanas

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 18:21
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira (14/7) uma investigação "aprofundada" sobre os "milhões e milhões de dólares" que o Departamento de Estado americano destina às organizações não governamentais (ONGs) venezuelanas.

"Isso deve ser investigado a fundo: os milhões e milhões de dólares que o Departamento de Estado americano envia para grupos de jornalistas, ONGs, eventos, prêmios e montes de outras coisas", disse Chávez em um evento político transmitido pelo canal de televisão estatal VTV.

Lendo "documentos liberados para o público pelo Departamento de Estado", Chávez explicou que a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (Fupad) é um "organismo do Departamento de Estado" criado para "disfarçar" o financiamento que os Estados Unidos dão a essas ONGs venezuelanas.

O líder venezuelano também criticou várias universidades locais que incorporaram nos currículos "cursos de formação sobre os conceitos do jornalismo investigativo" conduzidos pela Fupad, o que é uma "violação" da autonomia e da soberania universitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação