Mundo

EUA devolvem à Alemanha quadros roubados na 2ª Guerra

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 19:48
Os Estados Unidos anunciaram a devolução nesta quarta-feira (14/7) à Alemanha de 11 quadros roubados pelos soldados durante a ocupação do país no fim da Segunda Guerra Mundial.

O procurador-geral do distrito sul de Nova Iorque, Preet Bharara, afirmou ter devolvido as obras de arte às autoridades alemãs em uma cerimônia realizada no Instituto Goethe da cidade.

São 11 telas roubadas por militares americanos de um refúgio antiaéreo instalado em uma escola de Pirmasens (sudoeste da Alemanha) depois da invasão dos aliados, em 1945. Os quadros faziam parte da coleção de obras do museu municipal de Pirmasens e estavam guardados no refúgio para protegê-los dos bombardeios aliados.

Uma descendente do sargento americano Harry Gursky, morto em 1988, descobriu os quadros no sótão da casa nos Estados Unidos, realizou uma investigação e decidiu devolvê-los.

Três dos quadros são obra do artista alemão Heinrich Buerkel, estimados cada um em US$ 50 mil, e sete são retratos dos filhos do rei Luis IX realizados por artistas menos conhecidos, de uns US$ 4 mil cada um.

"Cada obra de arte devolvida simboliza um ato de justiça, que nos aproxima do objetivo de repatriar todas as obras tomadas dos museus durante a Segunda Guerra Mundial", disse Bharara no ato de devolução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação