Mundo

Cientista iraniano deixa os Estados Unidos

Físico nuclear que acusa os EUA de ter sido sequestrado deixa o país em direção a Teerã

postado em 14/07/2010 20:52
O físico nuclear iraniano Shahram Amiri partiu dos Estados Unidos nesta quarta-feira (14/7) em direção a Teerã, como informou o Ministério das Relações Exteriores do Irã.

[SAIBAMAIS]Ele se refugiou na embaixada do Paquistão em Washington antes de deixar o país nesta quarta-feira. Teerã acusa os EUA de terem sequestrado o cientista para conseguir informações sobre o programa nuclear do Irã. Porém o Departamento de Estado norte americano afirmou que o físico nuclear tinha liberdade para deixar o país quando quisesse.

Durante entrevista por telefone à TV estatal iraniana, Amiri afirmou que foi vigiado por homens armados nos últimos 14 dias e sofreu pressão psicológica. Mas não explicou, por exemplo, onde foi mantido preso.

Amiri fazia pesquisa com radioisótopos médicos na Universidade Malek Ashtar, instituição subordinada à Guarda Revolucionária, e desapareceu em junho de 2009, enquanto fazia uma peregrinação à cidade sagrada de Meca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação