Mundo

Em meio a embates com a Igreja Católica, Chávez determina revisão de acordos com o Vaticano

postado em 15/07/2010 11:32
Brasília ; O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou que o Ministério de Relações Exteriores faça uma revisão dos acordos firmados com o Vaticano. A decisão ocorre em meio a críticas de Chávez à Igreja Católica. A ordem do presidente foi transmitida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro. As informações são da imprensa oficial da Venezuela, Agência Venezuelana de Notícias.

;Temos de rever os acordos em relação ao Vaticano e ao Papa, que não é embaixador de Cristo na terra, como eles dizem;, afirmou Chávez, em reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). ;Cristo não precisa de embaixador. Cristo está com o povo e aqueles que lutam pela Justiça da libertação dos pobres.;

Segundo Chávez, um dos acordos firmados entre a Venezuela e o Vaticano concede à Igreja Católica um privilégio sobre as demais religiões. O que, na opinião dele, contraria a Constituição venezuelana. "Devemos exortar os bispos a remover suas vestes, nas quais se escondem para tentar manipular o povo que não lhes dá crédito e saiam para a batalha;, afirmou.

Nos últimos dias, Chávez afirmou que os bispos católicos pretendem assumir funções políticas que não lhe são atribuídas. Em resposta, os religiosos reagiram afirmam que o presidente da Venezuela promove um cerceamento da liberdade de expressão e há dúvidas sobre os direitos humanos no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação