A companhia britânica British Petroleum iniciou um teste crucial que pode permitir a vedação do poço danificado cujo vazamento de petróleo é responsável pela maior tragédia ambiental da história dos Estados Unidos.
[SAIBAMAIS]O almirante da Guarda Costeira americana Thad Allen, que chefia a resposta dos Estados Unidos à catástrofe, descreveu a ação dos engenheiros da BP no esforço para conter o vazamento.
"Antes do início dos testes de integridade da boca do poço, engenheiros vão conter o fluxo de petróleo transportado através de um funil para navios-tanque na superfície, fechando as válvulas do dispositivo de 75 toneladas instalado recentemente sobre o duto danificado."
Depois, "à medida que as válvulas forem fechadas, engenheiros começarão a fazer leituras de pressão para verificar a integridade da boca do poço, que se estende por 4 km abaixo do leito marinho". Segundo Allen, "se as leituras forem baixas, significará que o petróleo continua escapando em outro local do poço danificado. "Se a pressão aumentar, os engenheiros vão monitorar o movimento".
"O teste terá duração de até 48 horas. Depois desse período, especialistas vão avaliar a informação reunida sobre a pressão e a integridade da boca do poço. Se as leituras de pressão forem aceitáveis e os engenheiros se sentirem confiantes de que a vedação não causará nenhum danos à boca do poço ou ao revestimento externo, uma decisão deve ser tomada quanto ao fechamento definitivo do poço."