Mundo

BP inicia teste com dispositivo e diz ter controlado vazamento no Golfo do México

Agência France-Presse
postado em 15/07/2010 16:44
Engenheiros da companhia petroleira britânica BP interromperam, nesta quinta-feira (15/7), o vazamento de petróleo no Golfo do México pela primeira vez desde abril, ao fecharem todas as válvulas de um novo dispositivo posicionado sobre o duto danificado, informou um alto funcionário da companhia.

[SAIBAMAIS]"É bom ver que nenhum petróleo está sendo liberado no Golfo do México", disse o vice-presidente sênior da empresa, Kent Wells que, no entanto, alertou: "apenas estamos iniciando o teste" com o novo dispositivo.

Ele afirmou que o fluxo de petróleo foi interrompido quando a última das três válvulas do gigantesco funil foi fechado por volta das 2h25 locais (16h25 de Brasília) desta quinta-feira, mas os engenheiros acompanham atentamente a operação para ver se o petróleo começa a vazar novamente.

Este é o maior passo já dado para conter a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos desde que a plataforma da BP naufragou, em 22 de abril, dois dias depois de uma grande explosão. "Estou muito contente em não ver o petróleo vazar para o Golfo do México", disse Wells.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação