Mundo

Parlamentares latinoamericanos discutem legislação de combate ao terrorismo internacional

postado em 15/07/2010 21:37
Quarenta parlamentares latinoamericanos se reuniram hoje (15/7), na capital argentina, para lembrar e discutir os 16 anos do atentado terrorista contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), a sede social da comunidade judaica que vive no país.

Na manhã de 18 de julho de 1994, um carro-bomba com 300 quilos de explosivos invadiu o prédio e explodiu, matando 85 pessoas e ferindo outras 300. Os parlamentares reunidos em Buenos Aires não só lembraram as vítimas do atentado, mas também expuseram e discutiram as diferentes visões do combate ao terrorismo internacional.

O presidente do Congresso Judeu Latinoamericano, organização que promove o encontro, é o brasileiro Jack Terpins. Ele disse à Agência Brasil que os responsáveis pelo atentado contra a AMIA foram identificados, mas, 16 anos depois, ainda não foram punidos. Um deles, segundo Terpins, é alto funcionário do governo do Irã.

"O encontro que fazemos em Buenos Aires é, também, um ato em memória dos mortos no atentado da AMIA, uma vez que o Congresso Judeu Latinoamericano representa politicamente todos os judeus do continente", disse Terpins.

No fim da tarde de hoje, os parlamentares latinoamericanos divulgaram uma declaração afirmando que "o terrorismo cumpre com o objetivo quando paralisa, amedronta, atenta contra o crescimento dos povos e contra a busca da verdade". Ainda segundo o documento, a globalização é terreno fértil para difundir facilmente a violência e o ódio. Graças a essa facilidade, "a discriminação, a xenofobia e o desprezo pelos direitos humanos mais elementares, como a própria vida, crescem sem grandes dificuldades e incovenientes".

Diante dessa realidade, os parlamentares propõem o trabalho conjunto dos legisladores latinoamericanos para que os respectivos governos tenham instrumentos para prevenir e combater o terrorismo. "É o Estado, sob o amparo das leis, que deve defender os cidadãos contra o terrorismo e preservar os valores de paz e de justiça de todos aqueles que constroem nossas sociedades".

A delegação brasileira no encontro é formada pela assessora especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Clara Ant; pelo deputado federal Walter Feldman (PSDB/SP); e pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB/SP).
Amanhã, quando termina o encontro, uma cerimônia será realizada no local onde existia o antigo prédio da AMIA destruído no atentado de 1994.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação