Mundo

Incêndio em hotel no Iraque deixa 30 mortos

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 09:31
[FOTO1]Um incêndio, aparentemente acidental, matou 30 pessoas, entre elas 14 estrangeiros, nesta sexta-feira (16/7), no Hotel Soma, situado em Sulaimaniyah, uma cidade do norte de Bagdá.

Uma fonte da administração local confirmou o balanço de mortos. Segundo as primeiras informações, o incêndio foi causado por um curto-circuito. Segundo a fonte, foram precisos sete horas para controlar o fogo. "Os bombeiros careciam de material suficiente para sufocar o fogo, o que explica a catástrofe", contou um lojista vizinho do hotel.

O foco foi localizado no segundo dos seis andares do hotel, que foi totalmente destruído pelas chamas. Vários prédios vizinhos também ficaram danificados.

Testemunhas indicaram a um correspondente da AFP em Sulaimaniyah, a segunda cidade do Curdistão iraquiano, que o incêndio começou por volta das 22h local e que três pessoas morreram ao pular das janelas do hotel Soma para escapar das chamas.

O legista Araz Bakr, cheefe das equipes de socorro de Sulaimaniyah, indicou que os feridos somam 50 e, entre eles, há sete bombeiros.

Um relatório preliminar do hospital da cidade indicou que há vítimas de 12 nacionalidades diferentes, mas não incluiu na lista nenhum americano, apesar de um funcionário desse estabelecimento ter indicado anteriormente que havia quatro americanos entre as vítimas.

Na lista figuram três entenheiros de telecomunicações (um das Filipinas, o segundo do Sri Lanka e o terceiro do Camboja), cuja a morte foi comunicada pelo presidente da Asiacell, empresa para a qual trabalhavam.

Também figuram vítimas de nacionalidade equatoriana, venezuelana, libanesa, sul-africana e bengali, indicou o diretor do hospital, Rikot Hama Rashid.

Um porta-voz da embaixada dos Estados Unidos no Iraque informou que estão sendo realizadas averiguações para saber se entre as vítimas fatais há americanos.

Sulaiminayah é a capital de uma das províncias que formam a região autônoma do Curdistão.

O Curdistão é popular entre os turistas, e a economia floresceu nos últimos anos graças a uma região mais ou menos pacífica, em contraste com o resto do Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação