Mundo

EUA aliviados ante interrupção do vazamento de petróleo no Golfo do México

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 09:39
O grupo britânico BP conseguiu cortar pela primeira vez o vazamento de petróleo que desde abril contamina sem parar o Golfo do México, o que gerou esperanças entre os americanos de ver interrompido o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Apesar de o presidente Barack Obama alertar que não se teve comemorar antes da hora, a notícia de que as três válvulas do gigantesco funil foram fechadas na quinta-feira lançou um raio de esperança para os residentes do litoral poluído e cujos meios de vida foram devastados.

Em Londres, as ações da BP subiam 4,29% nesta sexta-feira, depois de um desastre que até o momento custou à companhia britânica 3,5 bilhões de dólares. As indenizações pelos danos causados pelos milhões de petróleo derramado poderão superar dez vezes mais essa cifra.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior da BP, Ken Wells, depois que, na tarde de quinta-feira os engenheiros da companhia fecharam a última das três válvulas do funil colocado sobre o poço danificado. "É bom ver que nenhum petróleo está vazando para o Golfo do México", declarou Wells.

A notícia da contenção do vazamento foi comemorada pelo presidente Obama, afirmando que é "um sinal positivo", embora também tenha alertado que o procedimento ainda está no começo.

Ele afirmou que o fluxo de petróleo foi interrompido quando a última das três válvulas do gigantesco funil foi fechado por volta das 2h25 locais (16h25 de Brasília) desta quinta-feira, mas os engenheiros acompanham atentamente a operação para ver se o petróleo começa a vazar novamente.

Este é o maior passo já dado para conter a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos desde que a plataforma da BP naufragou, em 22 de abril, dois dias depois de uma grande explosão na Deep Horizon, que matou 11 trabalhadores.

O crucial "teste de integridade" do poço danificado, iniciado esta quinta-feira, "demorará pelo menos seis horas e poderia durar até 48 horas", anunciou a empresa em um comunicado.

Previsto inicialmente para a terça-feira, o teste foi atrasado pelo governo americano, que procurou afastar todos os riscos e deu a autorização para a sua realização, na quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Mas um contratempo voltou a atrasá-lo até a quinta-feira, depois que os engenheiros da BP detectaram uma fuga na tubulação durante os preparativos do teste, que foi reparado durante a noite.

O teste de pressão, destinado a avaliar a resistência da boca do poço, que se espalha por 4 km abaixo do leito marinho, a 1.500 metros de profundidade, inclui o fechamento das válvulas do funil de 75 toneladas instalado na segunda-feira sobre o duto danificado, em substituição ao vazamento de um modelo precedente.

Uma leitura de alta pressão permitiria manter fechadas as três válvulas e selar o poço. Uma baixa pressão, ao contrário, significaria que há uma perda em uma parte do revestimento do poço petroleiro.

Se o poço não puder ser totalmente selado com o dispositivo, a BP planeja instalar o primeiro de dois poços de emergência para conter definitivamente o vazamento. "Seria uma ótima notícia se pudéssemos fechar o poço", disse, cauteloso, o almirante Thad Allen, supervisor do governo americano para os trabalhos de contenção do vazamento, ao anunciar na quarta-feira a autorização para os testes.

"Não quero alimentar esperanças de que poderemos fechar o poço até que tenhamos os dados empíricos que precisamos", acrescentou.

A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia que o naufrágio da Deepwater Horizon, em 22 de abril, tenha provocado um vazamento de 2,3 a 4,5 milhões de barris de petróleo no Golfo do México até agora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação