Mundo

Enviado dos EUA chega a Israel para discutir acordo de paz na Palestina

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 09:57
Brasília ; O enviado dos Estados Unidos ao Oriente Médio, George Mitchell, desembarcou na noite desta quinta-feira (15/7) em Israel em mais uma tentativa de mediar a retomada das negociações por um acordo de paz entre israelenses e palestinos. Mitchell quer se reunir com as autoridades palestinas em Ramallah. A ideia é que, até o final de agosto, seja possível organizar uma conversa formal entre representantes do governo de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

As informações são da rede de televisão estatal de Israel, Channel 1. Mitchell se reuniu ontem com o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak. Para domingo estão programadas conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e outras autoridades. Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu Netanyahu em Washington e apelou para a retomada do diálogo com os palestinos.

Israelenses e palestinos interromperam as negociações há cerca de dois anos. Desde então, uma série de episódios aumenta a tensão entre os dois lados. Anúncios de construções de moradias israelenses nos territórios ocupados, explosões em lugares públicos de Israel e o embargo econômico da Faixa de Gaza dificultaram o diálogo.

Recentemente, as autoridades de Israel anunciaram a redução do bloqueio a Gaza. Foi autorizada a entrada de bens de consumo, como alimentos, medicamentos, roupas, sapatos e brinquedos. Produtos considerados úteis na fabricação de explosivos são proibidos, incluindo materiais para a construção civil. Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nesta área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação