Mundo

Libertação de presos cubanos é resultado da pressão , diz Le Monde

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 13:46
A libertação de 11 presos cubanos que esta semana viajaram para a Espanha - dos 52 que o governo cubano prometeu libertar - demonstra que a pressão internacional pode dar resultados, afirma em sua primeira página o jornal francês Le Monde.

"Esse cenário tende a demonstrar que fortes pressões conjugadas terminam por dar resultados, pelo menos nos direitos humanos", indica o editorial do jornal intitulado "Abertura cubana sob pressão internacional" e que destaca, no entanto, que ainda restam 115 presos políticos na ilha.

Depois de recordar que a diplomacia espanhola "espera que a União Europeia revise sua posição comum (em relação a Cuba)", Le Monde afirma que a UE "não deveria precipitar-se, pois os progressos correm o risco de demorar".

O jornal também questiona como devem ser interpretadas as inúmeras aparições públicas de Fidel Castro nos últimos dias.

"Há quem ache que o ;velho comandante; quer mostrar que velará pessoalmente para que a libertação não seja interpretada como uma mudança de rumo do socialismo cubano. Outros imaginam uma nova etapa para Cuba", afirma o jornal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação