Mundo

Chávez: Uribe quer impedir que Santos reestabeleça relação com Venezuela

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 16:19
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira (16/7) que o "grande obstáculo" do presidente eleito da Colômbia para recompor as relações com a Venezuela é "o velho governo" do presidente em fim de mandato Álvaro Uribe, que buscar "impedi-lo".

"Isso que está ocorrendo é o desespero do grupo da extrema-direita que rodeia Uribe para tentar gerar um grande conflito e impedir (o presidente eleito Juan Manuel) Santos de voltar a estabelecer relações respeitosas com a irmã Venezuela", afirmou Chávez.

[SAIBAMAIS]"Acreditamos sinceramente que o novo governo da Colômbia tem agora um grande obstáculo que é o velho governo", afirmou o presidente, no mesmo dia em que o governo anunciou ter chamado o embaixador em Bogotá para consultas, depois das acusações colombianas sobre a presença de guerrilheiros na Venezuela.

O presidente venezuelano disse esperar que o "novo presidente da Colômbia honre o posto (...) apesar do passado" e assegurou que o reestabelecimento das relações bilaterais é "bom" para todos.

Na quinta-feira, o governo colombiano assegurou que há evidências que "indicam a presença de alguns líderes" tanto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela".

Nesta sexta-feira, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou o envio de um protesto ao governo colombiano e o chamado a consultas do embaixador em Bogotá, Gustavo Márquez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação