Mundo

Guerra do tráfico no México mata mais de 7 mil este ano: procuradoria

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 18:11
Pelo menos 7.048 pessoas foram assassinadas neste ano em crimes relacionados com o narcotráfico no México, elevando a 24.826 o balanço acumulado desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón assumiu o poder, informou a procuradoria nesta sexta-feira (16/7).

O procurador-geral Arturo Chávez disse que o aumento considerável nesses números demonstra que os grupos de crime organizado "estão enfrentando uma pressão permanente do Estado que antes não se apresentava" o que, segundo ele, os leva a intensificar a resposta violenta.

Chávez também destacou que nos últimos três anos e meio foram apreendidas 75 mil armas e 78 mil pessoas foram detidas no âmbito de operações contra o narcotráfico.

O presidente Calderón, que após assumir o poder lançou uma guerra contra os cartéis do tráfico de drogas, ordenou a mobilização de 50 mil militares nas regiões mais violentas, especialmente nos seis estados do norte do país, fronteiriços com os Estados Unidos.

O relatório oficial sobre mortes atribuídas ao narcotráfico, divulgado em abril, dava conta de 22.743 crimes desde dezembro de 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação