Mundo

Avião sem piloto quebra recorde de voo

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 18:47
Um avião sem piloto que utiliza a energia solar quebrou o recorde mundial de voo ininterrupto sobre o Arizona, no oeste dos Estados Unidos, e permaneceu por mais de sete dias no ar, revelou nesta sexta-feira (16/7) o grupo britânico QinetiQ.

O Zephyr, de 22,5m de envergadura e apenas 50 quilos de peso, está no ar há mais de 168 horas e continua voando sobre a zona de testes do Exército em Yuma.

O grupo QinetiQ, criador do Zephyr, espera que o protótipo siga voando por mais uma semana.

O recorde precedente, estabelecido por outro modelo Zephyr, era de 30 horas e 24 minutos de voo, obtido em 2001 por um aparelho do Exército americano.

Construído em fibra de carbono, o Zephyr funciona graças a painéis solares nas asas, que captam a energia durante o dia e a acumulam em uma bateria para voar durante a noite.

Os aviões sem piloto (drones) de longa autonomia são usados para observação e retransmissão de comunicações durante operações militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação