Mundo

Governo colombiano pede à OEA debater presença guerrilheira na Venezuela

Agência France-Presse
postado em 16/07/2010 20:29
O governo colombiano anunciou nesta sexta-feira (16/7) que pediu uma sessão extraordinária do conselho permanente da Organização de Estados Americanos (OEA) para "examinar a presença de terroristas colombianos em território venezuelano".

"A solicitação foi antecedida de esforços frustrados", diz uma nota à imprensa divulgada pela presidência da Colômbia.

Bogotá lembra ainda que para tratar o tema "pediu inclusive a outros países a facilitação desse diálogo, inclusive a Brasil, Espanha e Cuba".

Também destaca que na reunião do Grupo do Rio em Cancún (México), em 22 de fevereiro passado, "os dois governos aceitaram a facilitação, acompanhados por Brasil, México e República Dominicana".

"Dentro dessas gestões, o presidente Leonel Fernández (da República Dominicana) foi à Colômbia e esteve na região da fronteira. No entanto, a tarefa foi desautorizada pelo governo da Venezuela".

A convocação à OEA para que se reúna "o mais breve possível" ocorre depois que o governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, protestou e chamou o embaixador em Bogotá, Gustavo Márquez, para consultas, em reação à denúncia feita na quinta-feira pelo governo de Álvaro Uribe sobre a presença guerrilheira no país vizinho.

O governo colombiano disse "ter evidências sobre a presença na República Bolivariana da Venezuela de alguns líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)".

Entre eles, mencionou "Iván Márquez; Rodrigo Granda; Timoleón Jiménez, o Timochenko; e Germán Briceño, o Grannobles (das Farc); assim como Carlos Marín Guarín, o Pablito (do ELN, Exército de Libertação Nacional)".

Segundo a presidência colombiana, também se encontram na Venezuela "outros integrantes do grupo terrorista ELN".

Caracas qualificou de "mentiras" essas denúncias e acusou Uribe de tentar impedir uma aproximação entre ambos os países, como a que está buscando o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação