Agência France-Presse
postado em 17/07/2010 12:17
O Irã fará represállias contra as companhias estrangeiras que anularem contratos assassinados por causa das sanções internacionais impostas a Teerã pelo programa nuclear, colocando-as numa "lista negra", afirmou neste sábado (17/7) o ministro do Petróleo iraniano, Masud Mirkazemi."Se uma das companhias estrangeiras atuar contra (os interesses do) Irã, nos veremos obrigados a colocar essa companhia numa lista negra", afirmou Mirkazemi, citado pela agência Mehr. "Elas não trabalharão mais em nosso país", acrescentou.
Segundo Mehr, o ministro deu como exemplo a Lukoil, segundo produtor petroleiro russo, que abandonou o porjeot Anaran, nome do campo petrolífero descoberto no oeste do Irã em 2005.
O ministro, no entanto, matizou as afirmações dizendo que o Irã poderá continuar colaborando com a Lukoil depois de uma reavaliação do conteúdo do acordo.
Vários grupos energéticos russos assinaram contratos importantes com o Irã, mas a maioria deles se encontra em suspenso devido às sanções internacionais adotadas contra a República Islâmica pelo polêmico programa nuclear.
Na semana passada, o ministro da Energia russo, Serguei Chmatko, afirmou que Moscou está disposto a fornecer petróleo para o Irã, apesar das sanções adotadas por Washington, cujo objetivo é entorpecer o abastecimento de gasolina aos iranianos.