Mundo

Colômbia pede à OEA que examine presença de guerrilheiros em território venezuelano

postado em 17/07/2010 13:13
O governo da Colômbia pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) uma sessão extraordinária do Conselho Permanente do órgão para examinar a presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano. De acordo com um comunicado oficial, o pedido foi antecedido por ;esforços fracassados; para solucionar o problema por meio do diálogo direto com a Venezuela.

Após o anúncio nessa sexta-feira (16/7), o governo colombiano disse, no mesmo comunicado, que teria provas da presença de guerrilheiros no país vizinho, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou o embaixador em Bogotá, Gustavo Márquez, para esclarecer as denúncias.

As divergências entre os governos da Colômbia e da Venezuela vêm de longe. Em março de 2008, Chávez apoiou o presidente do Equador, Rafael Correa, em um impasse envolvendo a ação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território equatoriano. A crise envolveu o Equador, a Colômbia e a Venezuela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação