Agência France-Presse
postado em 19/07/2010 19:08
O Congresso americano aprovou nessa sexta-feira (16/7) a formação de um grupo parlamentar pelo movimento conservador populista "Tea Party", informou nesta segunda-feira a comissão encarregada da administração da Câmara dos Representantes."Acabo de saber que a Comissão de Administração da Câmara oficialmente aprovou o grupo ;Tea Party;", disse no Twitter a representante Michele Bachmann, que o presidirá.
Bachmann tinha afirmado na semana passada, ao levantar o pedido de formação do novo grupo, que o mesmo defenderia "a voz, os valores e os princípios tão caros a milhões de americanos".
O movimento "Tea Party" - lançado em 2009 depois da eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos - leva o nome da revolta de 1773 em Boston contra os impostos ao chá aplicados pelo Império Britânico.
O grupo, que se tornou uma poderosa força na nomeação de republicanos para as eleições parlamentares de novembro, é criticado pelas posições racistas de alguns dos membros.
A NAACP, principal organização de defesa dos direitos civis dos negros americanos, denunciou na semana passada como racistas os insultos de integrantes do "Tea Party" contra um legislador negro durante uma manifestação contra a reforma da cobertura de saúde, em março.