Agência France-Presse
postado em 19/07/2010 20:48
Um comandante policial foi assassinado e um dos homens ficou ferido por disparos feitos de uma caminhonete em ataque no estado de Jalisco, onde foram reportados outros quatro crimes atribuídos ao crime organizado, informou a promotoria nesta segunda-feira (19/7).O segundo comandante da polícia de Tlaquepaque, Jorge Arturo Díaz, morreu atingido por disparos de fuzil R-15, enquanto um agente que o acompanhava sofreu ferimentos graves nas pernas, informou a Promotoria estatal em um relatório. "Na cena do crime ficaram pelo menos 60 cartuchos como marca do confronto", informou a Promotoria em um comunicado.
Tlaquepaque é uma cidade de mais de 400 mil habitantes que faz parte da região metropolitana de Guadalajara, a segunda cidade mexicana e capital do estado de Jalisco.
Nesta mesma cidade foi assassinado um irmão de um policial em outro ataque, enquanto na capital do estado um tabelião morreu baleado e dois homens foram mortos dentro de casa, acrescentou o informe oficial.
A violência provocada pelo tráfico de drogas deixou mais de 7 mil mortos neste ano no México e quase 25 mil desde que o presidente Felipe Calderón lançou uma guerra contra os cartéis, para a qual mobilizou 50 mil militares.