Mundo

Alemanha lembra atentado frustrado contra Hitler

Agência France-Presse
postado em 20/07/2010 18:09
A Alemanha lembra nesta terça-feira (20/7) o atentado frustrado contra Adolf Hilter praticado há 66 anos por oficiais da Wehrmacht em Rastenburg (atual Polônia).

O ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, prestou homenagem aos autores dessa tentativa de golpe de Estado no pátio do Bendlerblock, antigo centro de comando do exército do Terceiro Reich, em Berlim.

No local, o "cérebro" da Operação Valquíria, Claus Schenk von Stauffenberg, e três outros conspiradores foram executados na noite do ataque, o mais espetacular de que o Führer escapou.

Os conspiradores "mostraram que houve, mesmo nos momentos mais sombrios da ditadura, uma outra Alemanha melhor", declarou zu Guttenberg.

A chanceler Angela Merkel participou da cerimônia, ao lado do ministro, de juramento de cerca de 420 soldados diante do Reichstag, sede do Bundestag (câmara baixa do Parlamento). O ritual, realizado anualmente, simboliza, desde 1999, o fato de que a obediência às ordens tem limites e que o exército alemão é controlado pelos deputados.

O exército alemão reconhece que "a liberdade e os direitos merecem a proteção do Estado", disse zu Guttenberg aos jovens recrutas.

"As mulheres e os homens da resistência criaram, devido às as ações, um conjunto de medidas éticas e tornaram-se modelos", declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit.

"Nunca houve antes uma revolta parecida em favor da libertação, do direito e da dignidade humana", observou Fritz Stern, um historiador americano de origem alemã, cuja família emigrou para os Estados Unidos.

Um ex-oficial da Wehrmacht, Ewald-Heinrich von Kleist, que ficou preso no campo de concentração de Ravensbrück, na Alemanha, por ter apoiado o golpe de Estado frustrado, explicou que o principal objetivo dos conspiradores era "colocar um fim aos terríveis crimes" do nazismo.

Em 20 de julho de 1944, oficiais da Wehrmacht, incluindo o carismático Conde von Stauffenberg, tentaram, junto das redes de resistentes civis compostas de grupos políticos conservadores, de esquerda e sindicalistas, eliminar Hitler em Rastenburg, Prússia Oriental, para derrubar o regime nazista.

O Führer ficou ferido com a explosão e os principais autores do atentado junto de von Stauffenberg, o general Friedrich Olbricht, o coronel Albrecht Ritter Mertz von Quirnheim e o tenente-chefe Werner von Haeften foram presos e, logo em seguida, executados.

O fracasso desse ataque adiou por quase dez meses o fim do Terceiro Reich e fez aumentar consideravelmente em milhões os números de vítimas: judeus, alemães, soviéticos e aliados.

O complô do dia 20 julho de 1944 foi contado em um filme de Bryan Singer, "Operação Valquíria", com Tom Cruise no papel do coronel Claus von Stauffenberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação