Mundo

Restos do ditador Ceausescu e de sua esposa são exumados para exames de DNA

Agência France-Presse
postado em 21/07/2010 10:09
Ceausescu e sua esposa Elena, durante cerimônia de boas-vindas em Beijing , em 14 de outubro de 1988Os restos do ditador romeno Nicolae Ceausescu e de sua esposa Elena foram exumados nesta quarta-feira (21/7) em Bucareste, mais de 20 anos depois de sua execução, para que sejam realizadas análises de DNA que permitam verificar suas identidades.

O processo inesperado foi feito a pedido de Valentin Ceausescu, único filho vivo dos três que o ditador comunista teve, e de seu genro Mircea Oprean. Há anos os dois questionam se os restos enterrados no cemitério de Ghencea, distante do centro de Bucareste, são realmente os de Nicolae Ceausescu e de sua esposa.

Por temor de que as tumbas fossem profanadas, as autoridades enterraram o casal à noite depois de terem sido executados em 1989, sob cruzes com nomes falsos, segundo testemunhas. Isso suscitou dúvidas entre alguns familiares do casal.

"Me inclino a pensar que os restos são os de meus sogros, mas não posso estar seguro cem por cento até que sejam feitos os exames de DNA", declarou Oprean aos jornalistas no cemitério depois da exumação. O resultado destas análises poderá levar meses, acrescentou.

"Vi os corpos. Reconheci o casaco escuro de meu sogro. Tinha buracos, assim como as calças", contou Oprean, marido da falecida Zoia, confirmando que se tratava de buracos de balas.

Mão de ferro
Nicolae Ceausescu dirigiu a Romênia com mão de ferro de 1965 até o desmoronamento dos regimes comunistas do Leste Europeu em 1989. Depois da violenta repressão das manifestações populares em meados de dezembro em Timisoara (oeste) e Bucareste, o ditador fugiu da capital romena em um helicóptero, no dia 22 de dezembro de 1989, sendo detido poucas horas depois.

Após um julgamento sumário a portas fechadas em um quartel militar de Targoviste (leste de Bucareste), Nicolae e sua esposa foram executados a tiros.

Depois que os corpos foram recolocados na sepultura, algumas pessoas depositaram fotos do ditador sobre seu túmulo e fizeram homenagensHomenagens eternas
Todo ano, alguns nostálgicos do regime de Ceausescu homenageiam o ex-ditador diante de seu túmulo do cemitério de Ghencea, também visitado por vários turistas. A família quis que a exumação fosse particular, sem jornalistas nem público. Mas quando foram recolocados na sepultura, algumas pessoas depositaram fotos do ditador sobre seu túmulo, constatou uma jornalista da AFP.

Se não forem os restos do casal Ceausescu, o genro advertiu que levará o Estado romeno aos tribunais. Oprean e Valentin Ceausescu cuidam com esmero da imagem do ex-ditador. Por isso, segundo o advogado de Valentin, registraram há dois anos a "marca Ceausescu" e tentaram proibir recentemente uma obra teatral sobre ele.

Os historiadores consideram que, atualmente, ainda não foram esclarecidas algumas questões sobre os acontecimentos de 1989 que causaram a queda de Ceausescu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação