Agência France-Presse
postado em 21/07/2010 20:15
Um grupo de senadores republicanos pediu hoje (21/7) que o governo em Washington denuncie a Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela "profunda deterioração" da democracia e dos direitos humanos naquele país."Pedimos que trabalhe com outras democracias na região para avaliar a viabilidade de invocar a Carta Demócratica da OEA sobre as violações na Venezuela", diz o documento enviado à secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e firmado por seis congressistas republicanos e um independente.
Na carta, os senadores citam exemplos dos repetidos "esforços do presidente (Hugo) Chávez para assumir o controle absoluto dos poderes do Estado e da sociedade civil venezuelana".
Entre eles, destacam os processos judiciais contra acionistas da TV Globovisión, crítica do governo, e contra o ex-governador da oposição Oswaldo Alvarez Paz.
A "deterioração das condições" na Venezuela poderá dar margem a "confrontações perigosas" dentro do país e ter "sérias consequências" para os venezuelanos, "para a estabilidade dos vizinhos da Venezuela e para os interesses dos Estados Unidos na região".