Agência France-Presse
postado em 22/07/2010 11:29
A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, expressou nesta quinta-feira, em Hanói, sua preocupação em relação às prisões arbitrárias e às violações da liberdade de expressão no país comunista."Os Estados Unidos estão preocupados pelas prisões e condenações de pessoas que expressam pacificiamente seus desacordos, os ataques contra grupos religiosos e os atentados à liberdade na internet", afirmou a secretária de Estado durante uma coletiva com seu colega vietnamia Pham Gia Khiem.
Hillary afirmou que deseja trabalhar com um espírito de cooperação e de amizada na promoção das reformas que "projetam os direitos elementais e a liberdade".
"Os Estados Unidos continuam convidando o Vietnã a reforçar seu compromisso em favor dos direitos humanos e dar mais liberdade de palavra a seu povo", acrescentou, um pouco depois em um discurso que celebrava os quinze anos da retomada das relações diplomáticas vietnamitas-americanas.
Os direitos humanos devem ser alvo de um diálogo entre Washington e Hanói, estimou Pham Gia Khiem, afirmando ainda que este tema "depende muito do contexto cultural e histórico" de cada país.