postado em 22/07/2010 12:11
Brasília - O governo colombiano convocou para consultas a embaixadora do país em Caracas (Venezuela), María Luisa Chiappe. A medida foi tomada horas antes da reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a suposta presença de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela. A reunião foi convocada a pedido do governo colombiano.De acordo com a BBC Brasil, Bogotá informou ter vídeos e fotos recentes da localização de acampamentos guerrilheiros em território venezuelano. As acusações vieram à tona na semana passada, aumentando as tensões entre a Colômbia e a Venezuela, que se arrastam desde o ano passado.
O governo venezuelano qualificou como "mentirosas" as acusações e em resposta, chamou o embaixador do país em Bogotá para consultas. O presidente Hugo Chávez ameaçou romper relações diplomáticas com a Colômbia antes do final do mandato do presidente Álvaro Uribe, previsto para 7 de agosto.
Nesta quarta-feira (21/7), o embaixador do Equador na OEA e presidente do Conselho Permanente da instituição, Francisco Proaño Arandi, renunciou ao cargo. A embaixadora María Isabel Salvador foi nomeada para desempenhar a função.
O conselho é formado por embaixadores nomeados pelos Estados-membros da organização. Cada um tem direito a um voto e se posiciona sobre as orientações relativas a políticas e ações dos integrantes da OEA.