Agência France-Presse
postado em 23/07/2010 18:47
A tempestade Bonnie perdeu força esta sexta-feira, antes de cruzar a península da Flórida, nos Estados Unidos, e estava prestes a entrar no Golfo do México como depressão tropical, embora vá recuperar a força antes de passar sobre a maré negra que se espalha pela região, informou o centro de furacões americano (NHC).Às 21h00 GMT (18h00 de Brasília), o olho da tempestade estava 55 km ao sul de Fort Myers, na Flórida, e a 780 km a leste-sudeste da foz do rio Mississippi. O fenômeno se deslocava a uma velocidade de 30 km/h, com ventos máximos que caíram de 65 para 55 km/h, acrescentou o NHC, com sede em Miami.
"Bonnie poderá recuperar a força de tempestade tropical quando se mover sobre o Golfo do México", entre a noite de sexta-feira e durante o sábado, acrescentou a fonte.
Segundo meteorologistas do NHC, o ciclone se deslocará sobre a mancha de petróleo, que se espalha sobre boa parte do Golfo do México, a partir do meio-dia de sábado e à noite se aproximará da costa da Luisiana, gravemente afetada pela contaminação.
A tempestade obrigou as autoridades americanas a suspenderem, na quinta-feira, os trabalhos de controle do vazamento de petróleo e a ordenar a evacuação dos barcos e do pessoal que trabalha na região.