postado em 23/07/2010 20:15
Assim que forem retomados os trabalhos no Congresso Nacional, a Comissão de Relações Exteriores do Senado deverá se reunir para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interfira junto à Venezuela para tentar reverter a quebra de relações com a Colômbia. Segundo o presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), não haverá, a princípio, nenhuma deliberação além dessa sobre o assunto. ;Vamos pedir ao presidente que use essa amizade que ele sempre diz que tem com o [presidente venezuelano Hugo], Chávez para tentar garantir a restauração das relações entre os dois países;, afirmou Azeredo.
O rompimento unilateral das relações diplomáticas da Venezuela com a Colômbia foi anunciado por Chávez ontem (22) em resposta à acusação colombiana de que guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) recebem abrigo no país vizinho.
Para o presidente da CRE, a imprevisibilidade do presidente venezuelano preocupa no que se refere à segurança na região. ;Pelas características dele nós sabemos que isso é um pouco de bravata. Mas também pelas características dele isso pode se tornar uma coisa mais grave;, afirmou Azeredo.