Mundo

Irã, Brasil e Turquia discutirão troca de urânio domingo

Agência France-Presse
postado em 24/07/2010 13:57
TEERÃ - Os ministros das Relações Exteriores iraniano, brasileiro e turco se reunirão no domingo em Istambul para discutir o acordo de troca de urânio assinado em maio por esses três países, anunciou o Ministério iraniano das Relações Exteriores.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, vai se reunir com seus colegas brasileiro e turco, Celso Amorim e Ahmet Davutoglu, "em Istambul amanhã (domingo) de manhã para discutir a situação da Declaração de Teerã relativa à troca de urânio", declarou o porta-voz do ministério, Ramin Mehmanparast, citado pela agência Isna.

O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com o Brasil e a Turquia, a troca em território turco de 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas médicas de Teerã.

Esta iniciativa foi ignorada pelas grandes potências, que votaram o reforço das sanções contra Teerã, suspeito de querer produzir uma arma atômica.

Uma troca parecida tinha sido proposta em outubro do ano passado pelo Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França) sob os auspícios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Mas o Irã impôs condições inaceitáveis para as grandes potências, e a Declaração de Teerã representa uma contra-proposta.

O chefe da agência nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi, declarou neste sábado que Teerã havia preparado uma resposta para as questões do Grupo de Viena com vários pontos da Declaração de Teerã.

"Uma resposta foi preparada e será enviada ao Grupo de Viena nos dois ou três próximos dias", anunciou Salehi, citado pela Isna.

De acordo com ele, a resposta iraniana será "uma resposta geral, mas a resposta técnica as suas perguntas será provavelmente discutida durante uma reunião com o Grupo de Viena".

Salehi não indicou quando será realizado um novo encontro entre o Irã e o Grupo de Viena.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação