Mundo

Tumulto na Love Parade de Duisburgo deixa pelo menos 15 mortos

Agência France-Presse
postado em 24/07/2010 14:00
Pelo menos 15 pessoas morreram pisoteadas e dez ficaram gravemente feridas neste sábado (24/7), durante a parada gay ;Love Parade;. Nove mortos são mulheres e seis são homens, segundo um novo registro da polícia. O registro anterior indicava dez mortos. A festa de música eletrônica reuniu mais de um milhão de pessoas em Duisburgo, oeste da Alemanha.

O incidente ocorreu em um túnel que dá acesso ao terreno de uma antiga estação de trens cargueiros, onde a festa era realizada. Uma centena de pessoas ficou levemente ferida. As razões da confusão ainda são desconhecidas.

Para evitar o pânico generalizado, as autoridades, ao invés de interromperem a festa imediatamente, abriram as grades em volta do terreno antes de divulgar o ocorrido. Por isto, milhares de pessoas continuavam dançando e ouvindo música mais de uma hora depois do incidente, que ocorreu por volta das 17h locais (12h de Brasília) porque desconheciam que tinha acontecido uma tragédia. Segundo os organizadores, 1,4 milhão de pessoas participavam do evento.

Pessoas caídas e pisoteadas
As emissoras de TV mostravam imagens de um túnel com dezenas de ambulâncias e uma fila de jovens que deixavam o local sem precipitação. Muitos caminhavam sobre a estrada de ferro e o tráfego ferroviário na estação de Duisburgo teve que ser interrompido. Segundo o relato de uma testemunha à televisão NTV, uma multidão estava no túnel e muitas pessoas caíram e foram pisoteadas. "Alguns estavam no chão, enquanto outros escalavam as paredes para tentar entrar no túnel. Policiais e socorristas tentaram entrar no túnel, mas estava cheio demais", contou Udo Sandh;fer.

Tradição e muitos problemas
A Love Parade foi criada em 1989, com a participação de 150 pessoas. Desde então foi copiada por toda a Europa. Em 1999, alcançou o auge, com 1,5 milhão de participantes, mas enfrentou problemas de financiamento. Além disso, os moradores de Berlim se cansaram de ter que suportar jovens alcoolizados ou drogados que lotavam o Tiergarten, o grande parque do centro da capital alemã.

Em 2007, a Love Parade deixou Berlim e se instalou na região do Ruhr: foi organizada em Essen em 2007, em Dortmundo em 2008. A edição de 2009 estava prevista para Bochum, mas teve que ser cancelada por causa das obras que eram realizadas na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação